O desemprego continua a crescer. Com mais de 20 mil desempregados, o distrito de Coimbra bateu um recorde histórico. O aumento do desemprego ocorreu em todos os 17 concelhos, sendo Coimbra o que tem maior número de desempregados (6826), seguindo-se a Figueira da Foz (3637) e Cantanhede (1518). Situação que exige medidas urgentes de combate ao desemprego.
Vladímir Ilitch Lénine destacou-se no seu tempo como um grande intelectual, filósofo, economista, político, publicista, orador, legando-nos uma extensa e valiosíssima obra com 55 volumosos tomos. Mas na memória dos povos ficará para sempre como o líder do proletariado mundial, o criador do partido bolchevique, o organizador da primeira revolução socialista vitoriosa e o fundador do primeiro Estado socialista – a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Na data em que se assinalam os 140 anos do seu nascimento, as ideias de Lénine, os seus ensinamentos, o seu exemplo prático, que influenciaram decisivamente o curso do século XX, continuam a inspirar as novas gerações de explorados que, em todo o mundo, buscam o caminho da libertação, o caminho para uma sociedade nova, socialista. Do mesmo modo que os grandes problemas do seu tempo se colocam hoje com a máxima acuidade, também o nome, o pensamento, a via de transformação revolucionária desbravada por Lénine permanecem no centro da intensa batalha ideológica, que opõe explorados a exploradores, e são alvos prioritários da campanha da burguesia que em vão procura apagar esta figura maior da história da humanidade, retaliando com ferocidade à mínima evocação do teórico genial e gigante revolucionário.
Ao mesmo tempo que leva a cabo uma intensa acção política, de denúncia da política de direita e afirmação das suas propostas de ruptura e mudança, o PCP avança a passos largos no reforço da sua organização e intervenção: neste fim-de-semana, em que teve lugar o IX Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, no qual participou Jerónimo de Sousa, realizaram-se muitas outras assembleias de organizações partidárias.
No fim-de-semana, várias organizações do Partido realizaram as suas assembleias: de concelhias a sectores de empresas, passando por células e organizações de freguesia, por todo o lado o Partido se reforça e, com ele, a luta dos trabalhadores e das populações.
O PCP está a assinalar o 25.º aniversário da edição de O Partido com Paredes de Vidro, obra fundamental de Álvaro Cunhal que mantém, hoje, toda a actualidade.
O PCP realizou anteontem a primeira de 500 acções, com o objectivo de mobilizar contra o PEC do Governo e afirmar a necessidade da ruptura e da mudança.
Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram nos distritos de Coimbra e Aveiro e levarão os problemas das suas populações às instâncias comunitárias.
As concentrações distritais de funcionários públicos contra a destruição de direitos e de serviços públicos, promovidas pela Frente Comum, reforçaram ainda mais a determinação dos trabalhadores para prosseguirem a luta.
Ao final do segundo dia de greve, a Fiequimetal/CGTP-IN refutou os «malabarismos» da administração do Grupo Galp Energia, reafirmou a «enorme adesão» dos trabalhadores e avisou que a luta vai continuar.
Cerca de 16 mil professores subscreveram um abaixo-assinado contra a avaliação de desempenho que o Governo PS quer manter nos concursos. Segunda-feira, protestaram em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e em Faro.
Os trabalhadores dos transportes e comunicações rejeitam os «aumentos zero» nos salários de 2010, exigem que se cumpra o direito à negociação colectiva e contestam as novas privatizações no sector.
Sob o lema «Com a luta da juventude, afirmar Abril», realizou-se, sábado, no Clube Estefânia, o Encontro Regional de Lisboa da JCP. Uma grande iniciativa, integrada no 9.º Congresso dos jovens comunistas, onde se falou dos problemas do mundo do trabalho, do ensino e da vida.
O PCP propôs a adopção de um sistema de preços regulados de combustíveis e de energia eléctrica que permita estabelecer um mecanismo de preços máximos, tendo como referência o valor abaixo da média da União Europeia.
Garantir a efectiva aplicação da educação sexual em todas as escolas do ensino básico e secundário, a par do reforço das consultas específicas para jovens nos centros de saúde, constituem duas das medidas inscritas no projecto de resolução do PCP que a Assembleia da República aprovou no dia 15.
Comemora-se, domingo, na rua, em festa e em luta, o dia 25 de Abril. Em Lisboa o desfile comemorativo da Revolução dos Cravos inicia-se às 15.30 horas no Marquês de Pombal e termina na Praça do Rossio.
É a insuspeita Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que alerta para o agravamento do desemprego juvenil e fala de «uma geração sacrificada».
Os factos que levaram à falência da Islândia, apurados pela comissão parlamentar de inquérito, sugerem um plano organizado pelo governo com o grande capital para levar a cabo o maior saque de que há memória no país.
O ex-chefe da Agência Central de Inteligência (CIA), Porter Goss, autorizou a destruição de centenas de registos de interrogatórios a suspeitos de terrorismo realizados num cárcere secreto que os EUA mantinham na Tailândia.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) acusou o maior banco de investimentos do mundo de fraude. A notícia foi conhecida quando o capital financeiro apresenta lucros obscenos.